FMABC Medicina 2027: veja datas de inscrição, prova única e 150 vagas no vestibular
O Vestibular FMABC Medicina 2027 oferece 150 vagas para o curso de Medicina do Centro Universitário FMABC, em Santo André (SP), com inscrições abertas de 17 de agosto a 7 de outubro de 2026 e prova única marcada para 2 de novembro.
Organizado pela Fundação Vunesp, o processo seletivo terá fase única, com Prova de Conhecimentos Gerais e Redação, e será aplicado na cidade de São Paulo. O resultado está previsto para 1º de dezembro de 2026, a partir das 10h.
Inscrições para o Vestibular FMABC Medicina 2027
As inscrições para Medicina da FMABC serão feitas exclusivamente pela internet, no portal da Fundação Vunesp. O sistema ficará disponível das 10h de 17 de agosto até as 23h59 de 7 de outubro de 2026, no horário de Brasília.
Para participar do Vestibular 2027 Medicina FMABC, o candidato deve acessar a página do processo seletivo, preencher a ficha de inscrição e, em seguida, entrar na Área do Candidato para escolher a opção de pagamento e gerar o boleto.
Taxa de inscrição
A taxa é de R$ 430. A inscrição só será efetivada após a compensação do pagamento. Quem gerar o boleto entre 5 e 7 de outubro terá vencimento em 8 de outubro de 2026.
O edital informa que não haverá isenção da taxa, prorrogação do vencimento ou devolução do valor pago.
Quem pode concorrer às 150 vagas
O processo seletivo é aberto a candidatos com certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, estudantes que ainda estejam cursando o Ensino Médio e também portadores de diploma de curso superior.
As 150 vagas são destinadas ao curso de Medicina do Centro Universitário FMABC, em Santo André (SP). A graduação funciona em período integral, normalmente das 8h às 17h, podendo haver aulas aos sábados e atividades acadêmicas em outros horários.

Data e local da prova do Vestibular FMABC Medicina 2027
A prova será aplicada em 2 de novembro de 2026, feriado, na cidade de São Paulo, com duração total de cinco horas. Os portões abrirão às 12h30 e fecharão às 13h30, com início do exame previsto para as 14h.
Como não será permitida a entrada após o fechamento dos portões, o candidato deve chegar com 60 minutos de antecedência. O local e a sala de aplicação ficarão disponíveis na Área do Candidato, no link “Local da Prova”, a partir de 23 de outubro de 2026.
No dia do vestibular, será necessário apresentar caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta, além de documento original de identificação com foto previsto pelo edital. Cópias, mesmo autenticadas, não serão aceitas para ingresso no local de prova.
Como será a fase única
O vestibular será realizado em fase única, com uma Prova de Conhecimentos Gerais formada por 80 questões objetivas e uma Redação em Língua Portuguesa. As duas avaliações têm caráter eliminatório.
Cada questão objetiva terá cinco alternativas e valerá um ponto, totalizando até 80 pontos. O edital também prevê a possibilidade de questões interdisciplinares e usa como referência os conhecimentos da Base Nacional Comum do Ensino Médio.
Distribuição das questões
- Língua Portuguesa e Literatura: 20 questões;
- Língua Inglesa: 8 questões;
- História: 6 questões;
- Geografia: 6 questões;
- Biologia: 10 questões;
- Física: 10 questões;
- Química: 10 questões;
- Matemática: 10 questões.
Biologia, Física e Química somam 30 questões, enquanto Língua Portuguesa e Literatura concentram 20 itens da prova objetiva.
Como será a redação
A Redação valerá até 20 pontos e deverá ser produzida em Língua Portuguesa, no formato de texto dissertativo-argumentativo em prosa. A proposta contará com textos auxiliares para orientar o desenvolvimento do tema.
A avaliação considera atendimento ao tema, estrutura do texto, desenvolvimento da argumentação, coerência, modalidade formal da língua e uso adequado de mecanismos de coesão.
Critérios de eliminação na redação
Fuga completa ao tema ou ao gênero solicitado resulta em nota zero. Também podem levar à anulação situações como identificação do candidato no texto, redação em branco, texto predominantemente ilegível, produção em língua diferente da portuguesa ou texto definitivo fora do espaço reservado.
O edital também atribui nota zero a textos com sete linhas ou menos e prevê penalizações para reprodução de trechos da coletânea ou de modelos prontos.
Como é calculada a nota
A pontuação máxima do Vestibular FMABC Medicina 2027 será de 100 pontos: 80 da prova objetiva e 20 da redação. A nota final será obtida pela soma das duas avaliações.
Para permanecer na classificação, o candidato deverá alcançar pelo menos 28 pontos na Prova de Conhecimentos Gerais e 7 pontos na Redação. Também será necessário realizar todas as provas previstas no processo seletivo.
Desempate e classificação
Em caso de empate, o primeiro critério será a maior nota na Redação. Depois, serão considerados, nessa ordem, os resultados em Língua Portuguesa, Biologia, Química e Física. Persistindo o empate, terá preferência o candidato de maior idade.
O preenchimento das 150 vagas seguirá a ordem de classificação final do vestibular.
Resultado e matrícula
O resultado do Vestibular FMABC Medicina 2027 está previsto para 1º de dezembro de 2026, a partir das 10h, com divulgação pela internet. Na mesma data será publicada a lista da primeira chamada para matrícula.
Os convocados na primeira lista deverão fazer a matrícula nos dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2027, das 9h às 15h.
Datas do Vestibular FMABC Medicina 2027
Para quem pretende disputar uma das vagas, o calendário do processo seletivo reúne os principais prazos e etapas já definidos pela instituição e pela banca organizadora.
- Inscrições: 17 de agosto a 7 de outubro de 2026;
- Taxa: R$ 430;
- Consulta ao local de prova: a partir de 23 de outubro de 2026;
- Prova única: 2 de novembro de 2026;
- Portões abrem: 12h30;
- Portões fecham: 13h30;
- Início da prova: 14h;
- Duração: 5 horas;
- Resultado e primeira chamada: 1º de dezembro de 2026, a partir das 10h;
- Matrícula da primeira chamada: 5, 6 e 7 de janeiro de 2027.
O processo seletivo para Medicina da FMABC permanece com inscrições abertas até 7 de outubro de 2026, às 23h59.