Prouni 2018-2

Está disponível a consulta de vagas referentes ao Prouni 2018-2

20 de junho de 2018
5 (100%) 1 vote

O MEC disponibilizou o acesso à consulta de vagas, que serão liberadas para a 2ª edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2018.

Veja o Calendário do Prouni 2018-2

Veja os cursos mais procurados em outras edições do Prouni

Veja média de notas de corte Prouni

Acesse as notas de corte de diversos cursos referentes ao Prouni 2018-1

Vagas oferecidas

Ao todo, serão oferecidas 174.289 vagas para bolsas de estudo em 1.460 instituições de ensino privadas. Dessas bolsas, 68.884 são integrais e 105.405 parciais.

Consulta de Vagas

Os candidatos podem pesquisar as vagas por curso, universidade ou município, no site do MEC (https://prounialuno.mec.gov.br//consulta/publica)

Inscrições

As inscrições para o ProUni 2018/2 serão realizadas no período de 26 de junho até as 23h59 (horário de Brasília) de 29 de junho.

Poderão se inscrever no programa os candidatos que:

-Não tiverem diploma de curso superior;

-Que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, com nota acima de 450 pontos, sem ter zerado a redação.

Para concorrer às bolsas, conforme o edital, o candidato deverá se encaixar em pelo menos uma das condições a seguir:

-Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
-Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
-Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
-Ser pessoa com deficiência;
-Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública; conforme disposto no art. 3ºdo Decreto nº5.493, de 18 de julho de 2005.

Modalidades de Bolsas Prouni

As bolsas variam conforme a renda do candidato ao programa. Conforme informações do Edital, serão integrais, caso a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo; ou parciais, caso a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos.

Critérios para Desempate Prouni 

De acordo com informações do MEC, estão abaixo os critério para desempate para concessão de bolsas do Prouni:

No caso de notas idênticas na média aritmética do Enem; o desempate entre os candidatos será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:

I – maior nota na prova de redação;

II – maior nota na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;

III – maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;

IV – maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

V – maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Resultado e matrícula

O ProUni divulgará duas chamadas sucessivas; sendo a primeira liberada para consulta no dia 2 de julho, e a segunda, no dia 16 de julho. O candidato deverá consultar o resultado pela internet, no site do ProUni (http://siteprouni.mec.gov.br/), ou nas instituições para as quais efetuou a inscrição.

O candidato pré-selecionado deverá comparecer às instituições de ensino com os documentos solicitados para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. Para a primeira chamada, o período de comprovação vai de 2 a 10 de julho. Já para a segunda chamada, de 16 a 23 de julho.

Lista de Espera

Os participantes que não forem convocados nas duas chamadas poderão manifestar interesse pela lista de espera entre os dias 30 e 31 de julho, no site do MEC (http://siteprouni.mec.gov.br/).

Convocação Lista de Espera

As convocações dos candidatos em lista de espera pelas instituições serão divulgadas no dia  2 de agosto.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply