Prouni 2016-2 Inscrições abertas

Prouni 2016-2 inscrições abertas no período de 7 a 10 de junho, na página do MEC, onde as inscrições, em primeira chamada, serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico.

Como fazer sua inscrição Prouni 2016-2?
O candidato interessado no Programa Universidade para Todos, Prouni, referente ao segundo semestre de 2016 precisa ter participado do Enem de 2015 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame e nota diferente de zero na redação.

Para efetuar a inscrição no Prouni do segundo semestre de 2016, o candidato deverá informar o número de inscrição e a senha no Enem de 2015.

O que é o Prouni?
De acordo com informações do MEC, o Prouni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Quais são os critérios para participar do Prouni 2016-2?
O candidato que deseja realizar sua inscrição junto ao programa deverá obedecer a alguns critérios estabelecidos pelas normas do programa, tais como:

– Ser egresso do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;

– Ser estudante com necessidades especiais;

– Professores que fazem parte da rede pública de ensino poderão participar, desde que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deverá comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Principais prazos para o Prouni 2016-2
Abaixo estão os prazos relativos ao Prouni 2016-2:

07/06 a 10/06- Período de inscrições;

13/06– Resultado da 1ª chamada;
13/06 a 20/06 – Comprovação de informações da 1ª chamada;
27/06 – Resultado da 2ª chamada;
27/06 a 01/07 – Comprovação de informações da 2ª chamada;
08/07 a 11/07 -Prazo para participar da Lista de Espera;
18/07 e 19/07– Comparecimento dos candidatos para entrega da documentação
Entenda o Prouni e o Enem
O Candidato interessado em conseguir bolsas pelo Prouni em universidades, centros universitários e faculdades isoladas de iniciativa particular deverá realizar o Enem, que é o Exame Nacional do Ensino Médio, que avalia jovens brasileiros que estão finalizando o Ensino Médio.

Maiores informações pertinentes ao Prouni, faça a leitura minuciosa do Edital nº 61/2016, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, que define regras relativas à seleção do ProUni referente ao segundo semestre de 2016.

A edição do Enem 2016, será realizado nos dias 5 e 6 de novembro e obteve mais de 8 milhões de inscritos das várias regiões brasileiras, fazendo com que o Exame tenha uma grande concorrência e exigirá que seus participantes estejam bem preparados para realização das provas que englobam as quatros áreas do conhecimento que são:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Estudo do texto; Estudo das práticas corporais; Produção e recepção de textos artísticos; Estudo do texto literário; Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos; Estudos do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos; Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa; e Estudo dos gêneros digitais.

2-Matemática e suas Tecnologias: Conhecimentos numéricos; Conhecimentos geométricos; Conhecimentos de estatística e probabilidade; Conhecimentos algébricos; e Conhecimentos geométricos.

3-Ciências da Natureza e suas Tecnologias: a divisão dessa área do conhecimento é organizada entre três principais matérias que são Física, Química e Biologia;

4-Ciências Humanas e suas Tecnologias os assuntos que caem no Enem são divididos em Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade; Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado; Características e transformações das estruturas produtivas; Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente; e Representação espacial.

A sugestão de professores e especialistas educacionais é que o candidato à realização do Enem se prepare bem para as provas estudando em em materiais de apoio on line, analisando dicas para a elaboração de uma boa redação, além de resolver provas das edições anteriores do Enem.

Motivos para realizar o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, oportunizará aos candidatos que estão em fase final do Ensino Médio:

-Acesso ao ensino superior em instituições públicas brasileiras;

-Concessão de bolsas de estudos em instituições de iniciativa privada;

-Certificação do Ensino Médio para candidatos maiores de 18 anos;

-Possibilidade de estudar em universidades portuguesas, além de fazer parte de seleção de concursos públicos de órgão brasileiros;

-Participação do Sisu, Sistema de Seleção Unificada para ingresso em universidade públicas brasileiras;

-O Enem é utilizado como forma de seleção para universidades particulares seja como forma única de ingresso ou uma das etapas do processo seletivo, inclusive para o curso de Medicina.

Um comentário em “Prouni 2016-2 Inscrições abertas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *