Inscrições ProUni 2017

Inscrições ProUni 2017: As inscrições no processo seletivo para bolsas de estudo na primeira edição de 2017 do Programa Universidade para Todos (Prouni) serão abertas em janeiro de 2017. O prazo ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), mas normalmente ocorre na segunda quinzena de janeiro. A consulta das bolsas e as inscrições devem ser feitas pelo site http://siteprouni.mec.gov.br/.

Vagas no ProUni 2016

Na primeira edição do ProUni 2016 foram ofertadas 203.602 bolsas, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). O total de vagas sofreu uma queda de 4%: em 2015 foram colocadas 213.113 bolsas no sistema. Já número de cursos subiu de 30.549 para 30.931.

ProUni

O Prouni oferece bolsas parciais ou integrais em universidades privadas para estudantes de baixa renda. Elas são bancadas pelo governo por meio de renúncia fiscal de tributos que deveriam ser pagos pelas universidades.

Inscrições ProUni 2017
Inscrições ProUni 2017

Cronograma e inscrições ProUni 2017

O resultado da seleção do Prouni será divulgado no final do mês de janeiro, e a expectativa é de que na semana seguinte os candidatos já façam a comprovação dos documentos, referente aos aprovados em primeira chamada.

A segunda chamada é divulgada normalmente quinze dias depois da primeira, e cerca de três semanas após divulgação da primeira chamada os candidatos podem participar da lista de espera.

Para se inscrever é necessário ter participado do Enem 2016 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame. É preciso, ainda, ter obtido nota na redação que não seja zero.

Condições de participação no Prouni

Podem participar estudantes egressos do ensino médio da rede pública; estudantes egressos da rede particular, na condição de bolsistas integrais da própria escola; estudantes com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Neste último caso, não é necessário comprovar renda.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Entenda: Sisu x Prouni x Fies

As três siglas representam iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através do Sisu, instituições públicas – sem cobrança de mensalidade – selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e têm baixa renda.

Já Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece contratos de financiamentos. Para se inscrever, no Fies é precisto ter feito o Enem a partir de 2010, com nota final de pelo menos 450 pontos, e ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.

One thought on “Inscrições ProUni 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *