Prouni 2021: Resultado da primeira edição do programa

Conforme o Cronograma Prouni 2021, primeira edição, o MEC divulga o resultado da seleção hoje, dia 19 de janeiro.

Vagas oferecidas

A primeira edição do Prouni 2021 ofereceu 162.000 bolsas de estudos, em mais de 1.000 Instituições de Ensino.

Prouni 2021: resultado da primeira edição

O resultado da primeira chamada será divulgado hoje, dia 19 de janeiro, e poderá ser visualizado por meio da página do programa.

Cotas e Ações Afirmativas

A disputa pelas bolsas foi por ampla concorrência ou por meio de cotas, que são as bolsas destinadas a ações afirmativas, para candidato que se autodeclarar indígena, preto ou pardo, e também o candidato com deficiência.

Notas de Corte

De acordo com informações do MEC, o sistema do Prouni calcula, diariamente, a nota de corte, que é a menor nota necessária para, entre os potencialmente pré-selecionados, concorrer à bolsa. A nota de corte é calculada para cada curso ofertado, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

Segunda Chamada

Além da primeira chamada, o Prouni divulgará, em 1º de fevereiro, o resultado da segunda chamada. O candidato não aprovado em nenhuma das duas chamadas pode tentar disputar uma das bolsas por meio da lista de espera.

Lista de Espera Prouni 2021.1

Para participar da lista de espera, o candidato já inscrito nessa seleção do Prouni deve acessar a página de inscrição, nos dias 18 e 19 de fevereiro, para manifestar interesse em participar dessa última etapa do programa. O resultado da lista de espera será divulgado no dia 22 de fevereiro.

Critérios para seleção do Prouni

De acordo com o MEC, o Prouni é um programa de acesso ao ensino superior, destinado a quem não tem diploma de graduação, que oferece bolsas de estudo integrais, que cobrem a totalidade da mensalidade do curso, e parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade, em instituições privadas de ensino.

O candidato precisa ter realizado a edição mais recente do Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

Para participar do Prouni é preciso, atender ainda, pelo menos, uma das seguintes condições:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral da respectiva instituição. Esta condição é válida tanto para quem cursou todo o ensino médio em escola privada, como para quem teve apenas uma parte dos estudos realizados em escola privada, sendo a outra parte em escola pública.
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública. Para quem comprova ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Modalidades de Bolsas Prouni

Conforme edital do programa, para concorrer às bolsas integrais (100%), o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Prouni 2021.1

Como o calendário acadêmico de 2021 das instituições privadas de ensino superior deverão começar já em fevereiro, por isso o MEC viabilizou o atual processo seletivo, que exigirá dos candidatos as notas do Enem realizado mais recentemente, que é o da edição de 2019.

Prouni 2021.2

A seleção do Prouni para o 2º semestre de 2021 contemplará os estudantes que, tendo perfil para disputar uma bolsa do programa, poderão utilizar a nota do Enem de 2020, cujo resultado será divulgado no dia 29 de março de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *