MEC fez alteração na seleção das vagas remanescentes do Prouni 2021

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Prouni 2021 1º semestre e fez alterações referentes à seleção para as vagas remanescentes do Programa a partir de 2021.

Seleção de Candidatos Prouni 2021 1º e 2º semestres

Os candidatos ao Prouni do 1º semestre serão selecionados pelas notas do Enem 2019. O Prouni 2021 do 2º semestre será por meio das notas do Enem 2020.

Prouni 2021 Vagas remanescentes

O edital do Prouni 2021, publicado na segunda-feira, dia 14 de dezembro, alterou regras para o preenchimento das bolsas ofertadas em processos remanescentes, que são aquelas eventualmente não ocupadas no decorrer do processo seletivo regular do Prouni.

De acordo com o MEC, a partir da edição de 2021, os candidatos participantes de processos seletivos de bolsas remanescentes do Prouni serão selecionados por ordem de classificação, de acordo com as notas obtidas no Enem, a partir da edição de 2010, e não mais por ordem de inscrição, como vinha sendo feito até o último processo de seleção de vagas remanescentes do Prouni.

Ainda de acordo com o secretário de educação superior do MEC, Wagner Vilas Boas, “a distribuição de vagas remanescentes, no decorrer do ano, por ordem de chegada de inscrição trazia alguns problemas, visto que não há como garantir a igualdade de condições de acesso à internet pelos participantes. A mudança, portanto, visa ajustar os critérios, conferindo maior transparência ao preenchimento dessas bolsas”.

Inscrição Prouni 2021.1

Os candidatos do Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021 poderão se inscrever entre os dias 12 e 15 de janeiro de 2021, por meio do site do programa. O candidato poderá ser inscrever em até dois cursos.

Quem poderá participar do Prouni 2021.1?

O candidato para participar deverá se encaixar em uma das seguintes categorias:

  • Ter cursado o ensino médio completo na rede pública;
  • Ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
  • Ter alguma deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, na educação básica.
    Com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

Critérios de renda

O Prouni concede direito a bolsas de estudo em universidades particulares. São duas modalidades:

  • Bolsa integral: renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo;
  • Bolsa parcial (50% da mensalidade): renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

Resultados Prouni 2021.2

O resultado da seleção será publicado em 19 de janeiro de 2021. A segunda lista de convocados será divulgada em 1º de fevereiro.

Demais informações referentes ao programa poderão ser conferidas no Edital do Prouni 2021.1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/prounipro/public_html/wp-includes/functions.php on line 4755