MEC divulgou edital para adesão da Instituições ao Prouni 2023.2
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o prazo referente à adesão das Instituições de Ensino ao Programa Universidade para todos (Prouni) 2023.2.
Prouni 2023.2 Adesão das Instituições
Conforme edital, o prazo para adesão ou renovação será no período de 1º a 16 de junho de 2023.
Por meio dos Termos de Adesão, de renovação da adesão ou de Termos Aditivos, elas informarão o número de bolsas, a serem ofertadas para cada curso e turno pelas IES participantes, do processo seletivo referente ao segundo semestre de 2023.
Inscrição Prouni 2023.2
A inscrição é gratuita e deverá ser feita, exclusivamente, por meio do portal Acesso Único. Em breve, o MEC divulgará o cronograma no qual terá os prazos da seleção.
Ao realizar a inscrição, o candidato poderá fazer até duas opções de curso, turno e instituição de educação superior, dentre as bolsas disponíveis, conforme seu perfil.
Critérios para participar do Prouni
Conforme as regras do programa, para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter cursado:
- Ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- Ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
- Ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Classificação dos candidatos
A seleção se baseia nas notas das edições do Enem 2021 e 2022 para a classificação dos candidatos, os quais poderão disputar bolsas integrais e parciais.