O candidato do Prouni poderá fazer inscrição para o Fies?

Candidato do Prouni poderá fazer inscrição para o Fies, desde que ele tenha sido contemplado com bolsa parcial do Prouni; e não puder arcar com os custos do restante da mensalidade.

Candidato do Prouni poderá fazer inscrição para o Fies?

Conforme informações do MEC, o bolsista parcial de 50% poderá usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear os outros 50% da mensalidade; sem a necessidade de apresentação de fiador na contratação do financiamento.

Será necessário que a instituição e o curso para o qual o candidato foi contemplado com bolsa parcial do Prouni, tenham oferta de vagas para financiamento e que o estudante seja aprovado no processo seletivo do Fies.

Para conhecer mais o Fies, consulte:http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e http://fiesselecao.mec.gov.br/ou ligue 0800-616161.

Requisitos Prouni

Conforme informações do MEC, para poder participar do processo seletivo do Prouni os candidatos deverão atender a uma série de exigências. Abaixo estão elas:

-Ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, além de nota superior a zero na redação. O desempenho no exame será o único critério para classificação dos candidatos.

-O participante também deve possuir diploma do ensino médio, comprovando ter cursado toda esta etapa em escola pública ou particular como bolsista integral. Não ter formação em curso superior também faz parte das exigências do programa.

-Renda familiar máxima de até 3 salários mínimos por pessoa – R$ 2.811,00 – para bolsas parciais (50% da mensalidade), enquanto para bolsas integrais a renda familiar máxima aceita é de 1,5 salário – R$ 1.405,50 – per capta.

Critérios Fies 2017

Conforme informações do MEC, veja abaixo os critérios para inscrições junto ao Fies:

1-Disputa pela Nota de Corte do Enem – As vagas disponíveis para o Financiamento pelo FIES 2017  entram num Sistema (como no Sisu e no Prouni), e o candidato seleciona o curso que pretende. A disputa pelo financiamento se dará pela Nota de Corte do Enem. A nota da redação do Enem é o critério de desempate dos candidatos;

2-Cursos de Microrregiões do  país que têm baixos Índices de Desenvolvimento Humano terão prioridade. Os cursos de graduação com melhores notas em indicadores de qualidade terão também a preferência em vagas a serem financiadas.

 3-Candidatos precisam obter média mínima de 450 pontos nas provas objetivas do Enem e não podem ter zerado na Redação. A nota do Enem passa a ser classificatória na disputa entre os candidatos. Valem as notas do Enem desde a edição de 2010;

4-Cursos avaliados com notas 4 e 5  nos critérios de avaliação do MEC terão prioridade para ofertar vagas pelo Fies;

5- 70% das vagas serão para cursos das áreas da Saúde, das Engenharias, e para Formar Professores;

6-Os juros passaram de 3,4% ao ano para 6,5% ao ano;

7-As vagas para o Fies 2017 serão disputadas pelos candidatos num sistema do MEC.O candidato escolhe o curso pretendido, informa a nota do Enem para disputar uma das vagas que serão financiadas. Será selecionado o financiamento pelo Fies 2017 quem tiver as melhores notas. Mas, no Fies o candidato poderá concorrer a apenas um curso.

Notas de Corte Prouni e Fies de Medicina

Aproveite para verificar as notas de corte para o Prouni e Notas de Corte do Fies Medicina.

Acesse as faculdades particulares que são bem avaliadas pelo MEC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *