ProUni 2015 Segundo Semestre

Prouni 2017-2: O Mec já registra mais de 590.000 inscrições

Programa Universidade Para Todos – ProUni 2015 Segundo Semestre. O ProUni 2015 é um programa do Ministério da Educação que oferta bolsas integrais e parciais aos estudantes que queiram ingressar em instituições privadas de nível superior, não só para cursos superiores mas também cursos de formação específica. Para concorrer a uma das bolsas, seja ela parcial ou integral, o estudante interessado precisa fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior e ter obtido um bom rendimento. Além disso, o candidato não pode zerar a redação do Enem.

Se não houve alterações para a edição do ProUni 2015 do Segundo Semestre, pode se inscrever às bolsas o candidato que atenda a uma das condições a seguir:

– seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica; ou

– tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos um dos requisitos abaixo:

– ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;

– ser pessoa com deficiência; ou

– ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Quanto às inscrições do Prouni 2015 do segundo semestre, estas são feitas no início do segundo semestre diretamente no site do ProUni. Neste link é possível ainda encontrar informações importantes sobre o ProUni. Há ainda o manual dos bolsistas que devem ser consultados pelo candidato que é muito importante para entender o programa.

Este manual do bolsista do ProUni é também fundamental para quem foi selecionado e tem diversas informações como: atribuições da coordenação, sobre a bolsa de estudos, prazo de validade da bolsa, bolsa remanescente, cobrança de taxas, estudante inadimplente, bolsista parcial, acumulação de bolsas, bolsa de iniciação científica, transferência, aproveitamento curricular, trancamento de matrícula e suspensão de bolsa, encerramento de bolsa, bolsa permanência, aproveitamento acadêmico entre outras informações.

Se você ainda não fez a sua inscrição, não perca a chance e fique atento ao PROUNI 2015 do Segundo Semestre, período de inscrição, sobre os demais detalhes que precisam ser tomados em consideração e que você encontra aqui no site www.prouni.pro.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *