Pronatec 2015: atrasos podem prejudicar a formação de alunos

Prouni 2017-2: O Mec já registra mais de 590.000 inscrições

O segundo adiamento para o começo das aulas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) deixa alunos e professores com incertezas em relação à continuidade da formação. Em março, o início estava previsto para 7 de maio, data que foi adiada para 17 de junho e agora passou para 27 de julho, diante da alegação do Ministério da Educação (MEC) de problemas no orçamento.

Com adiamento em quase três meses em relação ao primeiro prazo anunciado, os professores das instituições queixam-se da quebra no processo pedagógico. Os repasses às instituições que executam os cursos do Pronatec estão atrasados desde o início do ano, conforme reconhece o próprio MEC. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, há ainda parcelas de repasses de janeiro pendentes. O adiamento do início das aulas também está relacionado à falta de recursos. O ministério informou que a “alteração de cronograma se justifica pelos procedimentos decorrentes da aprovação do orçamento federal”. Argumentou ainda que a mudança atende ao pedido de várias instituições de ensino e que “o calendário foi ajustado de maneira a compatibilizá-lo com o calendário acadêmico das instituições”.

O adiamento do início das aulas não deve afetar somente a rotina das turmas ingressantes no Pronatec, mas preocupa também quem já é veterano. Alguns alunos temem não conseguir concluir o curso. Muitos professores, mesmo sem receber desde o ano passado, continuaram a lecionar, mas a situação ficou insustentável, uma vez que não havia nenhuma informação sobre quando a verba seria repassada.

Novo calendário Pronatec 2015
Inscrições dos candidatos: de 22 de junho a 26 de junho
Resultado da 1ª Chamada: 30 de junho
Matrícula dos Selecionados em 1ª Chamada: de 1 de julho a 3 de julho
Resultado da 2ª Chamada: 7 de julho
Matrícula dos Selecionados em 2ª Chamada: de 8 de julho a 10 de julho
Inscrições online para vagas remanescentes: de 13 de julho a 26 de julho
Início das Aulas: 27 de julho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *