Para que serve a Ethereum?

Com o crescimento e desenvolvimento das transações on-line, surgem diversas alternativas ao modo tradicional de lidar com os meios de troca e aquisição de ativos.

Com o surgimento das criptomoedas, a Ethereum vem chamando a atenção e gerando dúvidas de para que serve.

A Ether é a segunda criptomoeda com maior valor de mercado, sendo junto com a Bitcoin uma das criptomoedas mais populares do mundo.

A Ether possui uma rede blockchain própria, a Ethereum, que serve para várias funções como para realizar as transações e execuções de contratos inteligentes.

Se você ficou curioso e tem interesse em entender melhor o que é o Ethereum e para que ela serve, continue lendo o artigo para esclarecer todas as suas dúvidas!

O que é Ethereum?

A primeira coisa a ser esclarecida é que o Ether é uma criptomoeda (também chamada de Ethereum), e o Ethereum uma plataforma.

O projeto foi desenvolvido por Vitalik Buterin em 2013 e entrou online em 2015, ganhando cada vez mais a atenção e adoção da plataforma por empreendedores e programadores.

Com um funcionamento totalmente digitalizado e descentralizado, ela é capaz de implementar contratos inteligentes, transações da moeda ether e outras aplicações ao redor de todo o mundo.

Para executar essas ações através do Ethereum, é necessário pagar os mineradores da plataforma em Ether (ETH)

Advertisement
, sendo a criptomoeda um combustível da rede.

Para que serve a Ethereum?

A Ethereum oferece uma abordagem diferente, com uma plataforma nova e linguagem script mais comum.

Ela foi criada para ser uma imensa rede mundial de computadores, oferecendo a possibilidade de executar as mais variadas tarefas.

Veja algumas de suas aplicações:

  • Transações financeiras descentralizadas;
  • NFTs (Registro de Títulos de Propriedade
  • Coletas de impostos;
  • Campanhas de crowdfunding;
  • Votações.

Através da plataforma, é possível criar ativos digitais, contratos inteligentes, financiamento coletivo e várias outras aplicações descentralizadas.

Por, assim como o Bitcoin, também utilizar o sistema de blockchain, ela é capaz de assegurar a veracidade dos registros, sendo protegida contra fraudes e hackers por criptografia.

Além disso, ao emitir um ativo digital na plataforma, você recebe um “token”, que é a prova de um financiamento recebido para executar determinado projeto, já os seus valores são criados pelos próprios criadores.

O que é Cruzeiro Token e Como funciona?

Considerada mais simples e mais segura, vale ressaltar que a Ethereum e o Bitcoin não são concorrentes entre si, mas as duas estimulam seu próprio crescimento.

A Ethereum criou uma rede que possibilita executar códigos de programações de aplicações descentralizadas, expandindo a capacidade do Bitcoin, que é um sistema monetário eletrônico de pagamento sem intermediários.

Funcionando como “um computador no mundo”, a Ethereum tem como maior objetivo caminhar em direção da descentralização da internet.

Uma vez que grande parte dos dados, como login, senha, dados pessoais e até aplicativos disponíveis para baixar na Apple ou Play store, são armazenados e dependem de um intermediário, como Facebook, Amazon e Google.

E, no caso dos aplicativos, eles ainda passam por uma avaliação das companhias responsáveis pelo seu armazenamento, podendo ser até censurados.

E é exatamente o que a Ethereum pretende eliminar, isso porque o controle das informações será dos usuários, e os direitos criativos dos seus criadores.

Conclusão

Apesar de muito nova e com algumas melhorias a serem feitas, relatadas inclusive pelo próprio criador, ela já demonstrou eficiência e segurança nas atividades.

A sua vulnerabilidade consiste exatamente na falha humana, uma vez que cada um é responsável pelos contratos que participa, mas, por ser um investimento de ativos especulativos e de alta volatilidade, oferecem riscos.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a Ethereum ou para que ela serve, leia outros artigos sobre o assunto aqui no site, ou entre em contato conosco que iremos te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/prounipro/public_html/wp-includes/functions.php on line 4757