Como era a vida na idade média? Curiosidades interessantes

A idade média foi um período histórico que se estendeu por mais de mil anos, desde o fim do Império Romano no século V até o início da Idade Moderna no século XV. Nesse longo período, a Europa passou por grandes transformações sociais, políticas, econômicas e culturais. A idade média é dividida em três períodos: o Baixo Império Romano (séculos V e VI), a Alta Idade Média (séculos VII a X) e a Baixa Idade Média (séculos XI a XV).

A vida na Idade Média era muito diferente da vida que conhecemos hoje. A maioria das pessoas vivia em pequenas aldeias e passava a maior parte do seu tempo trabalhando na agricultura. As pessoas eram muito religiosas e a Igreja Católica era o centro da vida social. A maioria das pessoas não sabia ler ou escrever e as crianças raramente iam à escola. A medicina era primitiva e as pessoas acreditavam em superstições.

Viver na Idade Média era muito diferente para as pessoas de diferentes classes sociais. Os camponeses, que formavam a maioria da população, eram os mais pobres. Eles passavam a maior parte do seu tempo trabalhando nas plantações ou nos animais. As mulheres cuidavam da casa e dos filhos enquanto os homens trabalhavam. Os camponeses raramente viajavam e quase nunca tinham dinheiro para comprar coisas supérfluas.

Advertisement

Os nobres formavam a classe social mais alta. Eles eram donos de grandes terras e tinham muitos servos para trabalhar para eles. Os nobres passavam a maior parte do seu tempo caçando, lutando e participando de festas. As mulheres nobres ficavam em casa cuidando dos filhos e da casa enquanto os homens saiam para caçar ou lutar. As mulheres também eram responsáveis pelas tarefas domésticas, como cozinhar e costurar.

 

Os clérigos formavam uma classe social intermediária entre os camponeses e os nobres. Eles eram responsáveis pelas tarefas religiosas, como celebrar missas e ensinar as pessoas sobre a religião. Muitos clérigos também eram professores ou médicos. As mulheres raramente eram clérigos, mas algumas mulheres ricas podiam se tornar freiras.

As mulheres na Idade Média eram consideradas inferiores aos homens e tinham muito poucos direitos. Elas não podiam herdar terras ou dinheiro e raramente tinham acesso à educação. As mulheres casadas pertenciam aos seus maridos e não podiam ter relacionamentos sexuais com outros homens. Se uma mulher cometesse adultério, ela poderia ser queimada vivo. As mulheres solteiras eram consideradas prostitutas se tivessem relações sexuais fora do casamento.

Os homens na Idade Média tinham mais direitos do que as mulheres, mas ainda assim eram considerados inferiores à Igreja Católica. Eles podiam herdar terras e dinheiro, mas raramente tinham acesso à educação. Os homens casados podiam ter relações sexuais fora do casamento, mas isso era considerado pecado. Se um homem cometesse adultério, ele poderia ser castigado pela Igreja, mas não era considerado um crime pelo Estado.

Os artistas na Idade Média eram responsáveis por criar as obras de arte que decoravam as igrejas e os palácios dos nobres. Eles também criavam as armaduras, espadas e outras armas que eram usadas pelos guerreiros. Alguns artistas viajavam para outros países para aprender novas técnicas de arte. As mulheres raramente eram artistas, mas algumas freiras eram pintoras ou escultoras.

 

Os cientistas na Idade Média estudavam a natureza e o universo usando a filosofia aristotélica. Eles acreditavam que todos os seres vivos estavam divididos em quatro elementos: ar, terra, fogo e água. Os cientistas também estudavam a astrologia e acreditavam que os planetas influenciavam a vida das pessoas na Terra. As mulheres raramente eram cientistas, mas algumas freiras estudavam astrologia ou medicina.

Os escritores na Idade Média criavam histórias em versos ou prosa sobre heróis, guerras e outros eventos históricos. Eles também escreviam livros sobre religião, filosofia e outros temas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *