Como trabalhar na área da saúde em diferentes graduações

A área da saúde inclui profissionais que promovem, mantêm e cuidam da saúde psicofísica das pessoas. Os campos de intervenção dos profissionais do setor de saúde são muito variados: pediatria, geriatria, fisioterapia e reabilitação, oncologia, cirurgia, odontologia, psiquiatria, consultorias de planos de saúde… para citar alguns. Sendo assim, o setor de saúde é uma área de importância estratégica para a sociedade: médicos, enfermeiros, auxiliares e todo o pessoal de saúde desempenham um papel fundamental em favor da saúde e da qualidade de vida dos indivíduos.

Então, dependendo do papel específico, lidam com a saúde dos pacientes através de testes e análises, preparam cursos terapêuticos e de reabilitação, prescreve tratamentos e medicamentos para o tratamento de doenças, tratam da administração de medicamentos e etc. Além disso, eles fornecem recomendações para um estilo de vida saudável e estão envolvidos em atividades de prevenção à saúde.

Confira nossa lista de carreiras na área da saúde!

Carreiras na área da saúde

1. Bioquímico

As reações bioquímicas estão presentes no metabolismo dos seres vivos, como respiração, divisão celular, reprodução.

A pesquisa bioquímica concentra-se nos processos que ocorrem nas células de seres vivos, seres humanos, animais, plantas e microorganismos. Sendo assim, é uma atividade muito diversificada, que força o pesquisador a se especializar.

Mas além da pesquisa básica, a atividade se concentra no desenvolvimento de medicamentos e vacinas.

2. Nutricionista

O nutricionista é um profissional que cuida da relação entre nutrição e bem-estar físico e mental da pessoa. Entre suas principais tarefas, o nutricionista:

  • Avalia as necessidades nutricionais do indivíduo
  • Processa e recomenda dietas alimentares em relação a condições físicas e patologias determinadas
  • Também determina dietas apropriadas para cantinas da empresa, comunidades, grupos esportivos, escolas ou dietas consistentes com condições patológicas específicas em hospitais e clínicas
  • Realizar investigações nutricionais e analisa hábitos alimentares

O nutricionista é especialista em nutrição e também possui conhecimentos específicos no campo da dieta. De fato, ele elabora, formula e implementa as dietas prescritas e verifica sua aceitabilidade pelo paciente.

3. Enfermeiro

O enfermeiro é um profissional de saúde que oferece assistência técnica, relacional e educacional.

Sendo assim, ele cuida da saúde do paciente durante o curso do tratamento, protegendo-o dos riscos e complicações da doença. Além disso, auxilia o médico na avaliação dos sintomas e comunica quaisquer alterações na saúde do paciente.

Ele é especialista na:

  • Administração de medicamentos e tratamentos farmacológicos
  • Conhece as técnicas de apoio às atividades de mobilização e transporte do paciente
  • Gerencia intervenções de assistência individual
  • Possui as habilidades necessárias para educar o paciente no manejo de seu próprio regime terapêutico.

É uma profissão que exige precisão, confiabilidade, controle emocional e gerenciamento de estresse. Desse modo, o enfermeiro deve ser capaz de se adaptar às necessidades do contexto de trabalho, às emergências e manter a concentração mesmo sob pressão.

Além disso, é necessária prontidão na organização de intervenções delicadas e urgentes, como pode acontecer nas enfermarias da sala de emergência, e um espírito de colaboração para trabalhar em grupo com outros profissionais.

4. Fisioterapeuta

O fisioterapeuta é um profissional de saúde que realiza intervenções de enfermagem, reabilitação e prevenção de habilidades motoras. Ele trabalha de forma independente e em colaboração com outros profissionais da saúde.

Mas especificamente, em referência ao diagnóstico e prescrições do médico, o fisioterapeuta desenvolve:

  • O programa de reabilitação relacionado às necessidades de saúde da pessoa com deficiência
  • Pratica terapias para a reabilitação de deficiências motoras, psicomotoras e cognitivas
  • Propõe o uso de próteses para ajudar os pacientes a utilizá-las
  • Realiza atividades de estudo, ensino e consultoria profissional em serviços de saúde e naquelas em que suas habilidades profissionais são necessárias.

5. Farmacêutico

O farmacêutico é um especialista profissional na preparação da forma farmacêutica de medicamentos e na sua distribuição ao público. Assim, seu trabalho é fornecer informações de saúde claras e precisas sobre a correta utilização dos medicamentos, suas contra-indicações e efeitos colaterais e, em última análise, de como ele é armazenado.

Existem numerosos lugares em que um farmacêutico pode trabalhar:

  • Farmácias municipais
  • Farmácias hospitalares
  • Em casas de repouso
  • Farmácias privadas
  • Empresas farmacêuticas e indústrias que comercializam medicamentos,
  • Empresas que produzem cosméticos

6. Psicólogo

O trabalho do psicólogo inclui o uso de ferramentas cognitivas e de intervenção para atividades de prevenção, diagnóstico, habilitação-reabilitação e apoio psicológico voltadas para a pessoa, o grupo, os órgãos sociais e as comunidades.

Além disso, o psicólogo pode realizar seu trabalho como funcionário, consultor e freelancer, tanto no setor privado quanto em órgãos públicos.

Assim, o psicólogo pode atuar em:

  • Escolas
  • Tribunais
  • Empresas de consultoria e treinamento
  • No serviço de saúde das forças armadas
  • Em centros de acolhimento
  • Em instituições de pesquisa

Com base nas suas preferências, você pode optar por se tornar psicólogo infantil, psicólogo criminal, psicólogo forense ou jurídico, psicólogo militar, psicólogo do trabalho, etc. As áreas de inserção e os setores de trabalho nos quais o psicólogo pode operar são numerosos.

7. Médico

Com base em noções e teorias científicas, o corpo e seu funcionamento são estudados em pessoas saudáveis ​​e doentes. Dessa forma, é possível identificar doenças, preveni-las através de vacinas ou curá-las com o uso direcionado de medicamentos e terapias.

Os médicos ajudam todos os dias a aliviar ou tratar a dor de pessoas doentes ou vítimas de um acidente.

As tarefas podem ser muito diferentes, dependendo da especialização e do local de trabalho.

Os médicos decidem qual terapia seguir, observam o desenvolvimento da doença e decidem como proceder.

Nós citamos 7 carreiras relacionadas à saúde. Quais outras carreiras você conhece na área da saúde? Deixe-nos saber nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *