PSI 2027 da Ufam: veja datas, horários, documentos e cidades de prova no Amazonas

Publicidade

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aplica nos dias 20 e 21 de setembro de 2026 as provas do Processo Seletivo para o Interior (PSI) 2027. A seleção reúne 5.332 candidatos, oferta 636 vagas em cursos de graduação no interior do estado e terá aplicação em 15 municípios amazonenses.

Os aprovados no UFAM PSI 2027 iniciarão as atividades no primeiro semestre letivo de 2027, em cinco unidades acadêmicas da universidade fora de Manaus. A seleção faz parte do acesso ao ensino superior federal no interior do Amazonas, enquanto o PSC UFAM 2027 terá inscrições de 18 de setembro a 6 de outubro.

Datas e horários das provas do PSI 2027

As avaliações serão realizadas em dois dias. No domingo, 20 de setembro, os candidatos farão as provas de Conhecimentos Gerais 1 e a redação. Na segunda-feira, 21 de setembro, será a vez das provas de Conhecimentos Gerais 2.

Nos dois dias, os portões serão abertos às 7h e fechados pontualmente às 8h, no horário oficial de Manaus. A aplicação começa às 8h15.

  • 20 de setembro: Conhecimentos Gerais 1 e redação, das 8h15 às 13h15
  • 21 de setembro: Conhecimentos Gerais 2, das 8h15 às 12h15

A orientação da Ufam é que os candidatos cheguem ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência. A regra segue a lógica de organização também adotada em exames nacionais, com definição prévia de horários, documentos aceitos e itens permitidos.

Cidades de prova no Amazonas

A aplicação do PSI 2027 ocorrerá em diferentes regiões do estado. Entre os municípios informados pela Ufam estão Benjamin Constant, Coari, Codajás, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Maués, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tefé.

De acordo com a universidade, a realização das provas no interior acompanha a presença institucional em cinco calhas de rios: Alto Solimões, Médio Solimões, rio Madeira, Médio Amazonas e Baixo Amazonas.

Informações PSI UFAM 2027 (Imagem IA)
Informações PSI UFAM 2027 (Imagem IA)

Documentos obrigatórios e materiais permitidos

Para entrar na sala, o candidato deverá apresentar documento oficial de identificação com foto e portar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

A Compec aceitará documentos digitais somente em três casos: Carteira de Identidade Nacional (CIN), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e e-Título. Esses documentos devem ser exibidos diretamente nos aplicativos oficiais, e o próprio participante será responsável por garantir conexão móvel para acessá-los.

Perda, furto ou roubo de documento

Quem tiver perdido o documento de identificação ou sido vítima de furto ou roubo deverá apresentar um Boletim de Ocorrência impresso. O registro precisa ter sido emitido a partir de 20 de julho de 2026.

Nessa situação, o candidato passará por identificação especial, com procedimento de biometria.

Vagas e unidades da Ufam no interior

O PSI 2027 oferece 636 vagas distribuídas entre cinco unidades acadêmicas da Ufam no interior do Amazonas.

  • INC, em Benjamin Constant: 120 vagas em seis cursos
  • ISB, em Coari: 117 vagas em sete graduações
  • IEAA, em Humaitá: 150 vagas em seis cursos
  • Icet, em Itacoatiara: 150 vagas em dez formações
  • Icsez, em Parintins: 99 vagas em sete cursos

Concorrência no UFAM PSI 2027

Ao todo, 5.332 candidatos disputam as 636 vagas do processo seletivo. Desse total, 2.375 pagaram a taxa de inscrição e 2.957 tiveram a isenção deferida.

Os candidatos isentos representam 55,46% dos participantes, enquanto os pagantes correspondem a 44,54%.

Bonificação para candidatos do interior

O processo seletivo contará com Bonificação para o Interior. O benefício é destinado a candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em instituições localizadas em municípios amazonenses, exceto Manaus, desde que atendam às regras definidas pela Ufam.

Nesta edição, o Coeficiente de Bonificação para o Interior (CBI) será de 1,2, o que representa acréscimo de 20% sobre as notas obtidas no processo seletivo.

Atendimento especial

A Ufam informou que 49 pedidos de atendimento especial foram deferidos para o PSI 2027. Somente em Manacapuru, foram aprovadas 25 solicitações.

Entre os atendimentos previstos estão tempo adicional, disponibilização de ledor e alocação em salas no térreo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Nos dois dias de prova, os portões fecham às 8h, no horário oficial de Manaus.

Demais informações do PSI podem ser conferidas na página oficial da UFAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *