Catarata precoce: tudo o que você precisa saber para se prevenir

Geralmente a catarata é uma doença comum para pessoas que estão acima da faixa etária de sessenta anos. Esse problema ocular é mais observado em pessoas idosas, pois é por causa do envelhecimento do cristalino – membrana que fica em cima do olho e age como uma lente de contato – que a visão fica opaca e a dificuldade de enxergar ocorre.

Contudo, não são apenas as pessoas mais velhas que podem desenvolver a catarata. Pessoas que vem de uma família com histórico de catarata, ou que tiveram algum acidente que lesionou o olho, podem desenvolver a catarata precoce.

É bom estar atento a estas condições para que o diagnóstico possa ser realizado o mais rápido possível e assim trazer a solução por meio da cirurgia de correção de catarata sem que haja perda na qualidade de vida.

Continue lendo para descobrir quais são os sintomas das pessoas que tem catarata precoce.

Dificuldade em enxergar em ambientes de luz baixa

A dificuldade em ver com nitidez é um dos sintomas mais claros quando o assunto é catarata. Porém, essa dificuldade começa em ambientes de pouca luminosidade.

Advertisement

Ou seja, durante o dia quando os ambientes estão totalmente iluminados pela luz natural a pessoa com catarata precoce ainda consegue ver nitidamente, mas assim que a noite chega e as luzes ficam menos intensas a dificuldade em enxergar e a visão turva podem ocorrer.

Quem passa por esse processo geralmente tem medo de dirigir a noite, pois não consegue visualizar adequadamente as ruas. A leitura em ambientes escuros também faz com que a pessoa necessite da ajuda de luzes artificiais.

Impressão de estar usando um véu

Já neste sintoma, a pessoa com a catarata não tem dificuldade de ver apenas em ambientes escuros ou durante a noite. Com a impressão de estar usando um véu, a visão já esta comprometida e começa a atrapalhar a rotina como um todo.

Esse sintoma é por muitas vezes confundido com a alteração de grau em pessoas que já utilizam óculos para miopia ou astigmatismo.

Ver cores mais claras e sem vida

Quem tem catarata precoce começa a ver as cores desbotadas. Esse é um sinal importante para identificar essa doença em pessoas jovens.

Com a opacidade que o cristalino vai ganhando no decorrer do desenvolvimento da catarata, a pessoa tem a impressão de estar vendo as cores mais claras, ou mais desbotadas.

Neste quadro, a catarata já esta em um nível mais avançado, pois a percepção da pessoa sobre as cores ao seu redor mudou.

Olhos sensíveis à luz

A catarata provoca uma alteração no cristalino, que uma vez transparente passa ser opaco. Essa transformação pode causar sensibilidade nos olhos e deixa-los sensíveis a luz.

Essa condição é um pouco complicada, porque a catarata impede a pessoa de ver corretamente em ambientes com pouca luz, mas também trás incomodo para a pessoa que esta em contato com muita luz.

Quando os sintomas em relação a iluminação estão muito evidentes, é necessário procurar um médico especialista em catarata o mais rápido possível.

Conclusão

Apesar de ser conhecida como uma doença da população idosa, a catarata também pode ocorrer em crianças, jovens e adultos. É importante ficar atento aos sintomas de desenvolvimento da doença, usar óculos de sol de qualidade para proteção dos olhos e verificar se na família existe uma pré-disposição para a catarata.

A doença também pode aparecer em pessoas que tiveram algum acidente onde os olhos foram machucados.

Apesar de ser preocupante o fato de ter a visão comprometida, atualmente existem muitos profissionais qualificados para realizar uma excelente cirurgia e eliminar o problema da visão turva para quem sofre de catarata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/prounipro/public_html/wp-includes/functions.php on line 4757