7 dicas de como estudar inglês para o Enem

Estudar inglês para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um dos primeiros desafios que os estudantes precisam enfrentar. Afinal, a escolha da língua a ser testada no exame pode ser decisiva na hora de calcular a pontuação final. E, como você já deve saber, muito está em jogo com as notas do Enem.

O exame é utilizado na oferta de bolsas de estudo em instituições privadas. Além disso, a nota pode também garantir uma vaga em instituições públicas e particulares. Logo, se preparar é extremamente importante. Veja abaixo nossas dicas de como estudar inglês para o Enem.

1 – Resolva provas anteriores

A dica mais importante para prestar qualquer exame de nível nacional e acadêmico é resolver as provas anteriores. Dessa forma, você consegue se acostumar melhor com o estilo de questões abordadas. Em complemento, você identifica também os temas mais abordados e sabe quais são os assuntos que mais merecem sua atenção.

2 – Estude gêneros textuais

Uma das maiores dificuldades dos estudantes está nos gêneros textuais. Afinal, o exame é conhecido por incluir charges, posts de blogs, músicas e até mesmo poesia para desenvolver suas questões. Sendo assim, é uma boa ideia se familiarizar com diferentes gêneros para se acostumar com estilos de linguagem variados.

Advertisement

3 – Treine a interpretação de texto

Em qualquer lugar que ofereça dicas de como estudar inglês para o Enem – ou até mesmo outras disciplinas -, você verá a mesma recomendação: treine muito a interpretação de texto!

Cada vez mais, o exame se torna uma prova focada nas habilidades dos alunos de interpretarem as questões para encontrarem a resposta correta.

Ou seja, nem sempre o conteúdo é o mais importante. Justamente por isso resolver questões anteriores pode ajudar tanto a se acostumar com o tipo de pergunta cobrada no Enem!

4 – Estude com entretenimento

Além disso, você pode ainda estudar enquanto se diverte. Os livros, filmes e séries são grandes aliados do estudo, mesmo que você nunca tenha parado para pensar nisso. Dessa forma, começar a consumir conteúdo na língua inglesa pode fazer uma enorme diferença em sua rotina de estudos.

5 – Faça simulados

Por mais que já tenhamos aconselhado você a resolver questões anteriores da prova, uma das maiores dicas de como estudar inglês para o Enem é simulando também as condições nas quais você vai prestar o exame. Ou seja, você deve disponibilizar o tempo no qual deseja resolver a prova de inglês para organizar melhor suas resoluções.

Assim que estabelecer a sua meta, comece a treinar a resolução cada vez mais rápida. Com isso, você garante mais tempo para as demais disciplinas do exame.

6 – Faça cursos online

Por mais que seja, sim, possível estudar inglês sozinho, não há dúvidas de que fazer um curso de inglês vai facilitar o seu caminho. Afinal, os professores conseguem identificar os seus pontos de melhoria e sugerir os temas nos quais você mais precisa se esforçar.

Por isso, algum tempo antes da prova, é importante que você contrate um professor ou curso de acordo com as suas necessidades. Tenha a certeza de que o investimento vai valer a pena!

7 – Treine mais a leitura que a gramática

Como já mencionamos aqui, o Enem está cada vez mais focado na interpretação de texto. Por isso, você não precisa se preocupar tanto com a gramática quanto acreditava. Por outro lado, suas habilidades de leitura e compreensão devem ser bem treinadas para que você consiga resolver as questões com facilidade.

Estudar inglês para o Enem pode parecer difícil. Porém, a verdade é que com muito treino e dedicação você conseguirá navegar pela prova para conseguir a nota mais alta possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/prounipro/public_html/wp-includes/functions.php on line 4757