Posso receber o Auxílio Emergencial com o Cartão Cidadão?

Quem estava no Cadastro Único até o dia 20 de março, e cumpre os requisitos para o recebimento do auxílio emergencial, terá acesso ao benefício no valor de R$ 600,00, sem precisar se cadastrar no site da CAIXA. Esses auxiliados serão os primeiros a receberem o recurso, uma vez que seus dados já estão disponibilizados no sistema, o que torna a identificação de renda mais fácil. Dessa forma, o valor será depositado nas contas dos usuários. Entretanto, alguns ainda se perguntam se é possível receber o auxílio emergencial pelo Cartão Cidadão.

O público alvo do Cartão Cidadão são as pessoas que possuem benefícios sociais, como Bolsa Família e/ou benefícios trabalhistas, como FGTS, Seguro-Desemprego, Abono Salarial, PIS e INSS que já estão disponíveis para saque, e o beneficiário não possui conta na CAIXA. Essa ferramenta é uma iniciativa do Governo Federal junto com a Caixa Econômica, que visa facilitar o acesso aos benefícios.

Apesar de estar vinculado ao governo federal, o cartão cidadão não será utilizado como ferramenta para o pagamento, tendo em vista que a proposta é minimizar o número de pessoas nas agências bancárias. Dessa maneira, não será possível receber o auxílio emergencial pelo Cartão Cidadão.

Portanto, o valor do auxílio emergencial, nesse primeiro momento, será depositado nas contas poupança da Caixa e corrente do Banco do Brasil daqueles que já tiverem inscritos no CadÚnico. Na sequência, será para aqueles que também já possuem o cadastro, mas não são portadores de contas nesses bancos. Em seguida, os valores passarão a ser concedidos para os demais trabalhadores que se cadastraram pelo aplicativo ou site. Quem não tiver acesso à internet poderá se cadastrar nas agências da Caixa e casas lotéricas.

Contudo, para a pessoa que não tem conta atualmente, a Caixa Econômica Federal vai abrir contas digitais gratuitas do tipo poupança e sem cartão para que recebam o auxílio. Essa conta poderá ser movimentada por meio do aplicativo Caixa TEM. E por fim, os beneficiários do Programa Bolsa Família receberão o auxílio individual pelo mesmo meio em que recebem a bolsa e nas mesmas datas. Os trabalhadores receberão o benefício que for mais vantajoso.

Como pedir o Cartão Cidadão

Devido a nova pandemia de coronavírus no Brasil, uma das medidas adotadas para enfrentamento ao vírus foi o fechamento de agencias bancárias. Com as unidades de atendimento presenciais fechadas os usuários podem fazer a solicitação do cartão pelo telefone 0800 726 0207. Não é possível solicitar o Cartão Cidadão online. Recomenda-se que o interessado já tenha em mãos o NIS (Número de Identificação Social) ou NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) e demais dados como registro de nascimento e CPF. Ao ficar pronto, o cartão chega à casa do trabalhador por volta de 15 dias após à solicitação ou poderá ser retirado na agência Caixa mais próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *