Inscrições do Vestibular IFF 2027 encerram hoje (8)

Publicidade

As inscrições do Vestibular IFF 2027 terminam hoje, 8 de outubro, às 23h59, e o candidato precisa concluir o cadastro on-line no Portal de Inscrições do IFFluminense para participar da seleção de cursos superiores no primeiro semestre de 2027.

O processo seletivo do Instituto Federal Fluminense oferece 587 vagas gratuitas em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia distribuídos por oito campi no estado do Rio de Janeiro. A seleção é regida pelo Edital nº 34/2026 – IFFLU, publicado em 19 de agosto de 2026.

Inscrição termina nesta quarta-feira

O prazo para fazer a inscrição começou em 19 de agosto e se encerra hoje. Cada candidato pode realizar apenas uma inscrição entre as vagas ofertadas, e o procedimento deve ser feito pela internet, no Portal de Inscrições do IFFluminense. Também há possibilidade de suporte presencial nos campi, conforme dias e horários definidos pela instituição.

Para se inscrever, o candidato precisa ter CPF próprio, cadastro no Portal gov.br, documento oficial de identificação com foto e endereço de e-mail atualizado. Não é permitido usar CPF ou documento de outra pessoa. Entre os documentos aceitos estão RG, documentos expedidos por Secretaria de Segurança Pública, carteiras de órgãos fiscalizadores de exercício profissional, certificado de reservista, passaporte, documentos funcionais válidos como identidade e Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.

Taxa, pagamento e isenção

As solicitações de isenção da taxa ficaram abertas de 19 de agosto a 25 de setembro de 2026. O resultado preliminar da isenção está previsto para 1º de outubro, com recurso em 2 de outubro e resultado final em 7 de outubro. Quem teve o pedido negado precisa pagar a taxa até 9 de outubro para efetivar a inscrição.

Calendário do Vestibular IFF 2027

Vagas, cursos e campi

O Vestibular IFFluminense 2027.1 oferta vagas em Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Quissamã e Santo Antônio de Pádua. A maior oferta está no Campus Campos Centro, com 249 vagas, seguido por Cabo Frio, com 100, e Itaperuna, com 80.

Entre os cursos ofertados estão Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Física, Licenciatura em Química, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Hotelaria, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Sistemas de Informação, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Licenciatura em Música, Administração, Engenharia Elétrica, Licenciatura em História e Tecnologia em Jogos Digitais.

O curso de Tecnologia em Hotelaria, no Campus Cabo Frio, tem seleção diferente: o candidato faz somente a prova de redação, sem prova objetiva. Já os bacharelados em Arquitetura e Urbanismo e Design Gráfico, no Campus Campos Centro, têm etapa adicional de Prova de Aptidão/Habilidade Específica, com 50 pontos, que entram na classificação.

Provas e etapas da seleção

As provas objetiva e de redação serão aplicadas em 29 de novembro de 2026, das 8h30 às 13h, pelo horário de Brasília. O candidato deve chegar com 60 minutos de antecedência, levando documento oficial original com foto, Cartão de Confirmação de Inscrição e caneta esferográfica preta. O acesso ao local será fechado 20 minutos após o início da prova.

Entre 25 e 28 de novembro, os participantes deverão acessar o Portal de Inscrições e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição, documento que informa nome do candidato, curso escolhido, turno, local da prova e dados sobre a participação pelo sistema de cotas. O candidato só poderá fazer a prova no local indicado no cartão.

Para a maioria dos cursos, o exame terá 50 questões objetivas de múltipla escolha, além de redação. A prova objetiva reúne questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A redação será dissertativo-argumentativa, com espaço definitivo de 30 linhas.

Cotas, resultado e matrícula

O IFFluminense reserva no mínimo 50% das vagas de cada curso e turno para estudantes de escola pública, com subdivisões ligadas à renda familiar, pretos, pardos e indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e demais estudantes da rede pública. O edital também prevê que o candidato inscrito em cota que não comprove o requisito da modalidade perde o direito àquela vaga reservada, mas pode continuar concorrendo na ampla concorrência, conforme as regras do processo.

O gabarito da prova objetiva será divulgado no próprio dia 29 de novembro, após as 18h. O resultado preliminar das provas objetiva e de redação está previsto para 10 de dezembro, e a homologação do resultado final ocorre em 22 de dezembro de 2026.

A primeira matrícula dos convocados está prevista para ocorrer de 4 a 8 de janeiro de 2027, em procedimento on-line usando o serviço do Governo Federal destinado à matrícula nos cursos de graduação do IFFluminense.

Mais informações no site da instituição ou pelo Whatsapp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *