Meu INSS: Passo a Passo para pedir o BPC pela Internet

O Benefício da Prestação Continuada, o popular BPC, é um benefício que é pago para idosos acima de 65 anos de idade e para deficientes que não possuem formas de se sustentar financeiramente por conta da deficiência.

O pagamento deste benefício é de, no máximo, 1 salário mínimo. Logo em seguida, saiba como você pode solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) pela Internet, pelo aplicativo Meu INSS.

Mas então, como solicitar o BPC pela Internet?

Logo depois que você fez o seu cadastro no CadÚnico, é necessário entrar no aplicativo Meu INSS. E a partir de então, é preciso seguir o passo a passo que está apresentado logo em seguida.

  • Criar um login e uma senha para acessar o seu perfil dentro do “Meu INSS”
  • O login do aplicativo Meu INSS é o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e uma senha criada por você
  • Logo em seguida, o aplicativo vai fazer algumas perguntas para que se possa confirmar a sua identidade. Ou seja, para confirmar que, de fato, é você quem está tentando acessar a sua conta por meio do aplicativo. São como os procedimentos de segurança com os quais já estamos todos acostumados a passar na Internet. Logo depois disso, será possível fazer o seu requerimento
  • Atenção! Se o BPC for solicitado no seu nome, você deverá responder às perguntas na tela informando os seus dados pessoais. Mas se você está acessando o aplicativo Meu INSS para pedir o BPC por outra pessoa, você vai precisar estar com posse dos dados dela para responder as informações de cadastro do app
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  • Dentro do aplicativo Meu INSS, você só precisar entrar na seção de Agendamentos e Solicitações. Logo depois, você deve entrar na seção de Benefícios Assistenciais, e logo em seguida, clicar em Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência e Atendimento à distância. É esse, portanto, o caminho que você deve seguir. Não tem erro.
  • A partir de então, vai ser solicitado que você envie a documentação necessária. O envio da documentação que se pede estará indicado pelo próprio aplicativo do Meu INSS.

Mas e depois, o que devo fazer?

Feito todo o procedimento que foi explicado anteriormente, você já pode começar a acompanhar a situação da sua solicitação sempre que quiser. Inclusive, poderá fazer isso todos os dias para conferir como está o seu requerimento. Ou seja, se ele já foi recebido, analisado e avaliado.

É válido lembrar que durante o atual período de pandemia, uma série de procedimentos do INSS estão sendo realizados online. E dessa forma, as solicitações do BPC estão incluídas neste grupo de processos que puderam ser virtualizados em tempos de pandemia.

Dentro de cada requerimento feito, há uma lupa. E é exatamente por meio desta lupa que você pode acompanhar todo o seu processo de pedido do BPC. Para fazer isso, basta clicar na lupa e verificar as informações mais recentes que ali foram registradas. É dessa forma que você vai poder acompanhar o passo a passo da sua solicitação do benefício.

Além disso, é também válido ressaltar que, a qualquer momento, o INSS pode se comunicar com você pelo site ou pelo aplicativo, mediante o envio de mensagens que podem vir a ser notificadas.

Apesar disso, é muito interessante que você entre no aplicativo para ver se há alguma mensagem, pois nunca se sabe quando uma notificação do aplicativo vai passar desapercebida. Por isso, fique atento fazendo o acesso no aplicativo sempre que lhe for oportuno.

Como enviar os laudos médicos pelo aplicativo MEU INSS?

Para enviar os seus laudos por meio do aplicativo Meu INSS, não tem segredo algum. O processo de envio de laudos pelo aplicativo do INSS é muito fácil e passa pelas etapas que estão indicadas logo abaixo.

  • Entrar no aplicativo MEU INSS e logo depois, clicar na seção “Solicitações e Agendamentos”
  • Procurar pela seção “Meus Requerimentos”
  • Clicar em “Detalhar atendimento à distância”
  • E, por fim, anexar o documento que pretende enviar para o INSS

Seguindo todos os passos que aqui foram descritos, a sua solicitação do BPC estará concluída. Cabe a você, portanto, esperar para ver se a sua solicitação será aprovada, ou não, pelo INSS.

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