Gabarito preliminar do Vestibular UFGD 2027: veja como acessar nesta segunda-feira (19)

Publicidade

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publica nesta segunda-feira, 19 de outubro, o gabarito preliminar do Vestibular UFGD 2027. A divulgação interessa aos candidatos que fizeram as provas no domingo (18) e se preparam para a próxima etapa do processo seletivo, que prevê prazo para recursos nos dias 20 e 21 de outubro.

O Vestibular UFGD 2027 oferece 1.047 vagas em cursos presenciais de graduação para ingresso no ano letivo de 2027. Entre as oportunidades, há cursos como Administração, Agronomia, Direito, Medicina, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação e Zootecnia, dentro do processo seletivo com 1.047 vagas.

O gabarito divulgado nesta segunda é preliminar, ou seja, ainda pode ser questionado pelos participantes dentro do prazo previsto no cronograma. Depois da fase de contestação, a universidade tem publicação do gabarito definitivo marcada para 13 de novembro de 2026.

Quando sai o gabarito do Vestibular UFGD 2027

De acordo com o cronograma do PSV-2027/UFGD, o gabarito preliminar deve ser publicado em 19 de outubro de 2026, primeiro dia útil após a aplicação das provas. Já o período para recursos contra o gabarito foi definido para 20 e 21 de outubro.

Essa é a etapa em que o candidato pode conferir seu desempenho inicial na prova objetiva e verificar se pretende contestar alguma resposta. O resultado dessas análises será refletido no gabarito definitivo, previsto para 13 de novembro.

Como foram as provas aplicadas no domingo

As provas do Vestibular UFGD 2027 foram aplicadas no domingo, 18 de outubro, em cinco cidades de Mato Grosso do Sul: Amambai, Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.

Os portões foram fechados pontualmente às 13h. A universidade recomendou chegada com pelo menos 45 minutos de antecedência. Antes da aplicação, a UFGD também havia divulgado os locais de prova em 9 de outubro.

O exame foi composto por Prova Objetiva e Prova de Redação em Língua Portuguesa. A parte objetiva teve 60 questões distribuídas entre Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. A redação tem caráter eliminatório e classificatório.

Calendário da UFGD 2027

Prazo para recursos contra o gabarito

Os candidatos que identificarem divergência no gabarito preliminar poderão apresentar recurso nos dias 20 e 21 de outubro de 2026, conforme o cronograma oficial do vestibular.

Essa fase é relevante porque antecede a publicação do gabarito definitivo e, mais adiante, a divulgação do número de acertos na prova objetiva, prevista para 19 de novembro. Depois disso, o processo seletivo seguirá para o resultado preliminar, marcado para 16 de dezembro, e para o resultado final, previsto para 15 de janeiro de 2027.

Calendário das próximas etapas do vestibular

O Vestibular UFGD 2027 teve inscrições até 3 de setembro, com taxa de R$ 120 e pagamento aceito até 4 de setembro. No processo, também houve etapa para solicitar isenção da taxa entre 6 de julho e 14 de agosto.

Entre as próximas datas já definidas no cronograma, estão:

  • 19 de outubro de 2026: publicação do gabarito preliminar;
  • 20 e 21 de outubro de 2026: recursos contra o gabarito;
  • 13 de novembro de 2026: divulgação do gabarito definitivo;
  • 19 de novembro de 2026: divulgação do número de acertos na Prova Objetiva;
  • 16 de dezembro de 2026: resultado preliminar;
  • 17 e 18 de dezembro de 2026: recursos contra o resultado preliminar;
  • 15 de janeiro de 2027: resultado final;
  • 20 de janeiro de 2027: primeira chamada para matrícula.

O que o candidato deve observar nesta etapa

Com a publicação do gabarito preliminar, a referência imediata para os candidatos passa a ser a conferência das respostas da prova objetiva e a avaliação sobre eventual apresentação de recurso. Essa análise deve ser feita ainda nesta semana, já que o prazo para contestação está limitado a 20 e 21 de outubro.

No caso da classificação final, a UFGD utiliza notas padronizadas. A pontuação final resulta da soma das notas padronizadas dos diferentes componentes da prova. Além disso, a redação pode variar de zero a dez e, para a composição da pontuação do vestibular, a nota obtida é multiplicada por quatro.

O cronograma do processo seletivo estabelece que os recursos contra o gabarito preliminar do Vestibular UFGD 2027 poderão ser apresentados nos dias 20 e 21 de outubro.

Mais informações podem ser obtidas no site da instituição ou pelo e-mail [email protected], e pelo telefone (67) 3410-2840 ou pelo WhatsApp 67 99332-4046.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *