Prouni 2019-1: Inscrições para bolsas remanescentes

Por Atualizado em 26/03/2019 13:09
5 (100%) 1 vote

As inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2019/1 estão abertas a partir de hoje, 26 de março de 2019.

Prazo para inscrição

Os Candidatos que não estão matriculados em nenhuma instituição terão até o próximo dia 29 para o cadastro; enquanto os matriculados poderão se inscrever até 30 de abril, no site do Prouni (//prouniremanescentes.mec.gov.br/).

Como fazer a inscrição para a bolsa remanescente do Prouni?

A inscrição é gratuita e efetuada exclusivamente pela internet; na página do Prouni no endereço eletrônico //siteprouni.mec.gov.br. Antes de iniciar a inscrição, o candidato deverá se cadastrar no sistema de bolsas remanescentes.

Para realizar o cadastro, o candidato deverá informar o seu CPF e a sua data de nascimento. A partir desses dados, o sistema automaticamente verificará se o candidato participou do Enem; a partir da edição de 2010, e se obteve, em uma mesma edição do referido exame; média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Após o registro de participação no Enem, o sistema pedirá que o candidato cadastre uma senha; com a qual acessará o sistema para se inscrever às bolsas remanescentes; além de informar um e-mail válido, para o qual será enviado o link de ativação do cadastro.

O professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e do quadro de pessoal permanente da instituição pública; pode rá se inscrever para bolsas nos cursos com grau de licenciatura independentemente de ter participado do Enem. Assim, basta que o candidato informe que é professor para prosseguir com o seu cadastro.

Após a ativação do cadastro, o candidato deverá acessar o sistema de inscrição informando o seu CPF e a senha cadastrada.

Quem pode participar?

A participação nesta seleção do ProUni é voltada para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. Além disso, o candidato precisa ter média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação.

Professores da rede pública que estejam em exercício do magistério também podem participar da seleção para bolsas remanescentes do ProUni 2019/1.

Comprovação de Informações

Os candidatos terão que comparecer às instituições de ensino nos dois dias úteis seguintes ao da data de inscrição no ProUni. As demais orientações podem ser vistas no Edital para bolsas remanescentes Prouni 2019-1.

Modalidades de Bolsas Prouni

O ProUni conta com bolsas de estudos de 50% e 100%, as quais são distribuídas conforme a renda do candidato.


5 (100%) 1 vote

Comentários