Inscrições ProUni 2016

Inscrições ProUni 2016: Os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2015, já podem ficar de olho na próxima etapa. O Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas em que serão abertas as inscrições para interessados em bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou em contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os prazos estão descritos abaixo. As inscrições para o ProUni 2016 serão realizadas diretamente no site do ProUni.

Inscrições ProUni 2016
PROUNI: 19 a 22 de janeiro de 2016

FIES: 26 a 29 de janeiro de 2016

Lista de espera ProUni 2016
Lista de espera ProUni 2016
Entenda: Sisu x Prouni x Fies
As três siglas representam iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através do Sisu, instituições públicas – sem cobrança de mensalidade – selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e têm baixa renda.

Já Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece contratos de financiamentos. Para se inscrever, no Fies é preciso ter feito o Enem a partir de 2010, com nota final de pelo menos 450 pontos, e ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.

Lei de Cotas
Metade das vagas em ensino superior bancadas pelo governo já atendem a lei de cotas de acordo com o Ministério da Educação. A primeira edição em 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá pouco mais de 50% das vagas em universidades públicas reservadas seguindo critérios da Lei de Cotas (42,9% do total) e ações afirmativas próprias de cada universidade (7,4%).

Percentual parecido é verificado no Prouni e Fies. Hoje, mais da metada, aproximadamente 51% das bolsas do Prouni e do Fies são para negros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *